Utilizando o Sistema de Saúde Italiano – Tessera Sanitária

Para poder utilizar o Sistema de Saúde Italiano, você precisa seguir alguns procedimentos. Tudo começa com um simples passo: a solicitação de sua Tessera Sanitaria.

O que é a Tessera Sanitária?

Ela seria o equivalente ao seu cartão do SUS ou a carteirinha do plano saúde. Mas, diversamente, este documento será apresentado para praticamente tudo na Itália, podendo ser solicitada sua apresentação desde quando se dá entrada em um hospital ou pronto-socorro, até quando se faz a abertura de uma conta bancária.

Tessera Sanitaria

Como solicitar a Tessera Sanitária?

Solicitar a Tessera Sanitaria é um processo bastante simples, basta dirigir-se a uma agência do ASL (Azienda Sanitaria Locale), que é o órgão italiano responsável pelo serviço de saúde, portando:

– Carteira de Identidade Italiana válida;

– Códice Fiscale.

Pegue sua senha, sente e aguarde. Ao ser chamado no guichê de atendimento, o funcionário confirmará alguns dados como seu endereço e seu nome e fará a cópia dos seus documentos.

É nesta ocasião que você escolherá o seu médico de base ou Medico Curante. Ele será o seu clínico geral, o médico que te encaminhará à especialistas em caso de necessidade, ou no tratamento de situações mais simples, em que um pronto socorro não se faz necessário.

Após optar por seu médico, a atendente imprimirá uma folha com os dados do seu registro além de outra contendo os horários de disponibilidade e contatos de seu medico curante.

Pronto! Aquela folha com seus dados é sua Tessera Sanitaria provisória. Agora caso necessite de atendimento, basta apresentar este papel.

Após um prazo de 15 a 30 dias você receberá pelo correio, no endereço em que stá registrada sua residência, a sua Tessera Sanitaria definitiva, um cartão com todos os seus dados e validade padrão de 5 anos.

Não recebi a minha Tessera, e agora?

Caso não receba a correspondência contendo o seu cartão de saúde, você deverá encaminhar-se à Agenzia dell’Entrata e solicitar o envio de uma segunda via.

A minha Tessera chegou!

Depois de receber o a sua Tessera Sanitaria, você deve se encaminhar novamente a uma agencia ASL para cadastrar a sua senha, assim será possível fazer o agendamento de exames e retirada dos resultados online. sem essa senha, tais agendamentos podem ser feitos pessoalmente ou por telefone, mas a retirada dos resultados apenas pessoalmente.

Uma informação importante, na Itália, devido a lei de privacidade, a retirada de exames só pode ser feita pela própria pessoa, ou por uma pessoa munida de procuração para este fim. Logo, ativar a senha de sua Tessera Sanitaria é de extrema importância caso busque maior praticidade.

Após a solicitação da sua Tessera Sanitaria, você estará apto a visitar o seu médico de base caso tenha necessidade.

Hoje, contamos a história de um casal que conhecemos, *Paloma e Ricardo, e nos contaram como foi a experiência deles em sua primeira ida ao médico aqui na Itália.

“Como o Ricardo já estava se sentindo mal há alguns dias, e já tinhamos tentado todos os nossos remédios da nossa farmacinha de viagens sem resolver nada, decidimos pegar o telefone do nosso médico e marcar uma consulta, já esperando que fosse demorar mais de um mês, sendo tudo público…

Ligamos para o número e a secretária percebeu na hora a nossa dificuldade com a língua, ela foi bastante paciente conosco falando devagar e se esforçando para que pudessemos entende-la, perguntou se era urgente. Eu disse que não era (afinal eram sintomas comuns, nada que naquele momento representasse risco de vida). Então, ela disse que como o caso não era de urgência poderíamos marcar para a próxima sexta-feira às 11h00. Isso era quarta-feira, quase 17h00, mas que caso fosse urgente, deveríamos imediatamente ir ao consultório e o médico faria um encaixe. Pelo menos, foi isso que acho que entendi. A dificuldade com a língua foi uma grande barreira, principalmente ao telefone.

Na sexta-feira, fomos ao consultório um pouco antes do horário marcado, a sala de espera estava praticamente vazia, havia apenas uma pessoa na nossa frente, e o doutor estava um pouco atrasado, apenas 20 minutos, pois tinha acabado de atender uma urgência.

Quando ele nos chamou e entramos na sala de atendimento, por se tratar de uma primeira consulta, fez algumas perguntas sobre o histórico médico do Ricardo no Brasil, com muita paciência e falando devagar para que pudéssemos entender tudo, inclusive explicando bastante quando percebia a nossa cara de dúvida. Então ele pediu para que o Ricardo subisse na maca e começou a fazer os exames físicos, ouviu coração e pulmão, apertou vários pontos do abdome, ficamos realmente impressionados com a minúcia nos locais em que o Ricardo reclamava de dor. Em momento algum tentou apressar a consulta e foi extremamente paciente conosco.

Saímos de lá satisfeitos com a atenção e com a confiança que o médico nos passou. Ele nos deu a receita para comprar os remédios na farmácia, nesta hora ele nos explicou que existem tipos diferentes de receita, a que recebemos foi normal, na qual devemos pagar o medicamento, mas que devido a alguns fatores como idade e gravidade da doença, e possibilidades financeiras do paciente, há a possibilidade de ter isenção, mas não era nosso caso. Além disso, o médico nos deu instrução que voltássemos para um retorno após uma semana, já saímos do consultório com o horário marcado, e todo o ótimo atendimento sem pagar nada!

De lá fomos direto para a farmácia e os remédios tiveram o custo total de €8,00, não eram genéricos, ou seja, por mais que tenha sido necessário pagar pelos remédios, o preço deles é bastante acessível.

Ficamos muito contentes e surpresos por receber um atendimento público tão bom!”

*Por motivos de privacidade, os nomes foram alterados.

2 comments

  1. Avatar

    Para fazer o cadastro da Tessera é necessário levar um contrato de aluguel ou alguma conta que comprove a residência ou só falar o endereço já é suficiente?
    Obrigada.

    1. Wagner Faust

      Oi Camila,

      Aqui onde trabalhamos, e até onde sei como padrão, basta citar o endereço. Não é necessário nenhum tipo de comprovante do mesmo.
      Não posso garantir que em todos os lugares da Itália seja assim…

      Wagner

Deixe uma resposta

Novo E-book

Aprenda num só lugar como você pode reconhecer a sua Cidadania Italiana. Quero o e-book